Conheça os benefícios da yoga na gravidez
26/04/2011
Segundo a fisiterapeuta Lorena Bello Giaconassi, com atividades adaptadas, a yoga ajuda a mulher a enfrentar melhor as mudanças corporais
Durante a gestação, além de ter de lidar com novas emoções, a mulher também precisa se acostumar com as constantes transformações do corpo.
Para auxiliar nesse período, muitas gestantes estão optando pela prática da “yoga pré-natal”, que ajuda as mulheres a se adaptarem melhor às mudanças do corpo
“Essa técnica melhora a disposição da futura mamãe, ameniza os desconfortos físicos, estimula o vínculo mãe-bebê e ainda traz benefícios na recuperação pós-parto”, explica a professora de yoga e fisioterapeuta Lorena Bello Giaconassi.
Como funciona
Com técnicas adaptadas para atender às necessidades das gestantes, a yoga trabalha com postura, respiração, relaxamento e meditação.
Essas atividades ajudam a diminuir o estresse da mãe e do bebê, ensinam a relaxar e, além disso, ajudam a mulher a desenvolver força, flexibilidade e resistência, dando condicionamento físico para a hora do parto.
“Além das técnicas de respiração, essenciais na hora do parto, algumas posturas da yoga ajudam na abertura do quadril, o que auxilia para o encaixe correto do bebê e facilita o parto”, conta Lorena.
Mas, mesmo com todos os benefícios, antes de começar os exercícios é preciso consultar um obstetra. O recomendado é iniciar as aulas na 16° semana de gestação.
Benefícios
Segundo a fisioterapeuta, as posturas da yoga alongam e tonificam os músculos, fazendo com que a futura mamãe não fique com os movimentos restritos no final da gravidez.
Os exercícios ativam a circulação, aumentando a oxigenação do organismo, ampliando a flexibilidade corporal e relaxando as articulações, o que ajuda a gestante a se adaptar com mais facilidade às mudanças físicas e a conseguir manter o equilibrio diante das alterações hormonais, que podem afetar o humor e o bem-estar.
“Os exercícios também ajudam na dor, já que com o aumento da barriga a tendencia é a postura da grávida se deslocar para a frente, forçando os músculos. A yoga também ameniza a dor nas costelas, que sofrem deslocamento", explica.
Os exercícios de respiração ainda auxiliam na redução do inchaço, já que fazem o coração trabalhar mais rápido, aumentando a circulação, impulsionando o funcionamento dos rins e minimizando a retenção de líquidos.
Com as alterações hormonais, as gestantes ficam mais emotivas e estressadas, e os exercícios elevam a produção de endorfinas, substâncias que dão a sensação de prazer.
“Para alcançar os resultados esperados, o ideal é que a gestante faça pelo menos uma aula por semana”, afirma Lorena.
Preparação para o parto
Nas aulas de yoga, a futura mamãe aprende a conhecer melhor o próprio corpo, além de treinar técnicas de postura e respiração, que ajudam a suportar as contrações.
“As mulheres que praticam yoga passam a conhecer melhor a musculatura da pelve, o que auxilia no trabalho de parto, por isso, essas grávidas têm mais chances de ter um parto normal”.
Pós-parto
No pós-parto, período em que as mulheres podem apresentar problemas emocionais como depressão, a yoga auxilia no controle emocional.
O recomendado é iniciar os exercícios 40 dias após o nascimento do bebê. Como exercita a musculatura, a yoga também ajuda a recuperar a boa forma.
Serviço:
Centro de Yoga Namaskar
Rua Comandante Ismael Guilherme, 230
Telefone: 3329-9986
Máxima Comunicação/Bianca Barille
Contatos com a redação do Planeta Sercomtel podem ser feitos pelo fone (43) 3339-7199
Nenhum comentário:
Postar um comentário